Hereditários
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aquífero Alter do Chão

Ir para baixo

Aquífero Alter do Chão Empty Aquífero Alter do Chão

Mensagem  Admin Dom Set 28, 2014 12:04 am

Aquífero Alter do Chão Aquife10

Não existe outro lugar no plan­eta Terra onde o man­an­cial de águas sub­ter­râneas seja tão abun­dante quanto o Aquífero de Alter do Chão. O imenso lago de água potável se estende sob a igual­mente gigan­tesca bacia do Rio Ama­zonas. Alter do Chão ocupa, a par­tir de agora o lugar daquele que era então, o maior Aquífero do mundo — o Guarani, que se estende pela Argentina, Paraguai e Uruguai. A capaci­dade de Alter do Chão ainda não foi dev­i­da­mente esta­b­ele­cida, mas dados pre­lim­inares apon­tam para uma área de 437.500 km² e uma espes­sura média de 545 met­ros com um vol­ume esti­mado de 86 mil km³ de água doce sufi­ciente para abaste­cer 100 vezes toda a pop­u­lação mundial.

Pesquisadores da Uni­ver­si­dade Fed­eral do Pará (UFPA) apre­sen­taram, no dia 16 de maio de 2010, um estudo apon­tando o Aquífero Alter do Chão como o de maior vol­ume de água potável do mundo. O Grupo de Pesquisa em Recur­sos Hídri­cos da UFPA é inte­grado pelos pro­fes­sores Fran­cisco Matos, André Mon­tene­gro e ainda pelos pesquisadores Mil­ton Mata (UFPA), Mário Ribeiro (UFPA) e Itabaraci Nazareno (Uni­ver­si­dade Fed­eral do Ceará/​UFC). A reserva sub­ter­rânea está local­izada no sub­solo dos esta­dos do Ama­zonas, Pará e Amapá. O Aquífero de Alter do Chão tem quase o dobro do vol­ume de água potável que o Aquífero Guarani. Uma grande van­tagem do Aquífero de Alter sobre o Guarani, é que este último está sob a rocha enquanto o da Amazô­nia tem ter­reno arenoso. A chuva pen­e­tra com facil­i­dade no solo e a areia fun­ciona como fil­tro nat­ural. Per­furar o solo arenoso é fácil e barato. Lev­an­ta­men­tos futuros poderão deter­mi­nar que o Aquífero é ainda maior do que o esti­mado ini­cial­mente. O geól­ogo da UFPA Mil­ton Matta afirma:

Aquífero Alter do Chão Opinia10 Mil­ton Matta

Os estu­dos que temos são pre­lim­inares, mas há indica­tivos sufi­cientes para dizer que se trata do maior aquífero do mundo, já que está sob a maior bacia hidro­grá­fica do mundo, que é a do Amazonas/​Solimões. O que nos resta agora é con­vencer toda a cadeia científica do que esta­mos falando.

O nome de Aquífero Alter do Chão pode vir a ser alter­ado tendo em vista ter o mesmo nome de um dos lugares turís­ti­cos mais impor­tantes do Estado do Pará, o que cos­tuma provo­car enganos sobre a local­iza­ção da reserva de água.

Esta­mos pro­pondo que passe a se chamar Aquífero Grande Amazô­nia e assim teria uma vis­i­bil­i­dade com­er­cial mais inter­es­sante. (Mil­ton Matta)

A segunda etapa do lev­an­ta­mento pre­tende inspe­cionar poços já exis­tentes na região do aquífero.

Pre­tendemos avaliar o poten­cial de vazão. Dessa maneira ter­e­mos como men­su­rar a capaci­dade de abastec­i­mento da reserva e cal­cu­lar a mel­hor forma de explo­ração da água, de maneira que o meio ambi­ente não seja com­pro­metido. (Mil­ton Matta)

Marco Anto­nio Oliveira, Super­in­ten­dente do Serviço Geológico do Brasil, em Man­aus, afirma que a mag­ni­tude de um Aquífero é pro­por­cional ao tamanho de sua Bacia Hidro­grá­fica. O Aquífero Alter do Chão abastece de água mais de 40% da cidade de Man­aus, são dez mil poços par­tic­u­lares e 130 da rede pública. O abastec­i­mento de out­ras cidades do Estado do Ama­zonas é bombeado, na sua total­i­dade, da reserva sub­ter­rânea. A da cidade de São Paulo baseia 30% de seu abastec­i­mento nas águas do Aquífero Guarani. Marco Anto­nio Oliveira disse que a reserva de água, no entorno de Man­aus, está muito con­t­a­m­i­nada.

É onde o aquífero aflora e tam­bém onde a coleta de esgoto é insu­fi­ciente. Ainda é alto o vol­ume de emis­são de esgoto “in natura” nos igara­pés da região. (Marco Anto­nio Oliveira)

Marco Anto­nio Oliveira faz uma ressalva sobre a explo­ração com­er­cial da água no Aquífero Alter do Chão ressaltando a neces­si­dade de se con­struir um plane­ja­mento estratégico de âmbito nacional.

A água dessa reserva é potável, o que demanda menos trata­mento químico. Por outro lado, a médio e longo prazo, a explo­ração mais inter­es­sante é da água dos Rios, pois a recu­per­ação da reserva é mais ráp­ida. A vazão do Rio Ama­zonas é de 200 mil m³/​segundo. É muita água. Já nas reser­vas sub­ter­râneas, a recarga é muito mais lenta. (Marco Anto­nio Oliveira)

O Super­in­ten­dente do Serviço Geológico do Brasil enfa­tiza a qual­i­dade da água extraída do Aquif­ero Alter do Chão.

A região amazônica é menos habitada e por isso menos polu­ente. No Guarani, há um prob­lema sério de flúor, metais pesa­dos e inseti­ci­das usa­dos na agri­cul­tura. A for­mação rochosa é difer­ente e fil­tra menos a água da super­fí­cie. No Alter do Chão as rochas são mais arenosas, o que per­mite uma fil­tragem da recarga de água na reserva sub­ter­rânea. (Marco Anto­nio Oliveira)

Fonte: INSTITUTO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS INEST - UFF




Veja também: Aquífero Guarani
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 294
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 65
Localização : S.Paulo - BR

https://hereditarios.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aquífero Alter do Chão Empty Re: Aquífero Alter do Chão

Mensagem  Admin Dom Set 28, 2014 12:19 am

Só que, quando se fala em água, aqui no Brasil, parece que estamos no Atacama ou no Saara. É a falácia que usam para justificarem a cobrança cada vez mais cara de um produto tão barato e abundante. Usam como prerrogativa o abastecimento de grandes centros urbanos feitos através de água represada de rios poluídos com caro tratamento da mesma para disponibiliza-la para consumo.

Várias cidades do interior de S.Paulo, abastecidas pelos diversos poços profundos aderem a esse ecoterrorismo e aproveitam  para continuarem arrecadando mais do que o necessário para o mantenimento  da extração da água.

Quando sempre acusei isso, chamavam-me de leigo. Então, com a palavra um catedrático:

 A chamada "Crise Mundial da Água" tem sido objeto de debates nos principais fóruns técnico-científicos, desde Estocolmo-72, na 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

Na 2ª Conferência das Nações Unidas, no Rio de Janeiro, a Rio-92, foi assumido um compromisso com o desenvolvimento sustentável: atender as necessidades da humanidade no presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem também as suas.

A Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, denominada de "Rio + 10", em Joanesburgo, África do Sul, possibilitou uma ampla divulgação sobre a "crise da água". Comenta-se hoje até sobre a possibilidade da III Grande Guerra estar vinculada às disputas pela garantia das demandas de água potável.

A UNESCO acrescentou mais “pimenta” na questão da "crise da água", identificando na "inércia política" dos governos como o responsável pela crise que deverá afetar cerca de 2 milhões de pessoas em 48 países, até a metade do século XXI.

A questão que levantamos aqui para reflexão é: Existe, realmente, a denominada "crise da água"? Para que possamos respondê-la é necessário levar em conta diversos elementos técnicos e políticos, e abordar a questão de forma desapaixonada, tanto quanto for possível, devido à importância que esse bem mineral representa para a vida do homem.

É importante enfatizar, que desde os primórdios dos tempos, tudo que diz respeito à água é político. O 1º Fórum Mundial da Água, realizado em Dublin, em 1992, aprovou o conceito da água como "bem mineral", compondo as matrizes econômicas de diversos paises.

Durante o 3º Fórum Mundial da Água (Kyoto, Japão, 2003), diversas ONGs pleitearam que se considerasse as necessidades básicas de todo indivíduo de consumir 50 litros/dia per capita. Todavia, a experiência tem demonstrado que as populações que possuem rede coletora de esgotos necessitam consumir no mínimo 100 litros/dia per capita, sob pena de não terem fluido suficiente de água para transportar o material sólido do esgoto doméstico.

E existe essa quantidade de água disponível no planeta para suprir essa demanda? Se analisarmos que as demandas totais de água no mundo são da ordem de 6.000 km3/ano e que a distribuição do consumo contempla os usos: doméstico (10%), industrial (20%) e de agricultura (70%), e lembrarmos ainda que, com a redução de 10% dos desperdícios verificados na agricultura, cuja perda média mundial nos projetos de irrigação é de 60%, já daria para abastecer uma população do dobro da atual FAO (2000), acreditamos que sim.

Portanto, verifica-se que, em escala global, não há falta de água doce no mundo. Além disso, sabemos que o ciclo hidrológico representa o movimento da água no meio físico. Sendo assim, este recurso está em constante circulação, passando de um meio a outro, sem ganhos ou perdas de massa no sistema.

A quantidade de água na terra não vem se reduzindo ao longo do tempo, como alguns querem crer. Existe, hoje, água em quantidade suficiente no planeta para abastecer mais do que o dobro da população atual. Isso implica em desmistificar a chamada "crise da água". Na realidade não existe crise da água!

Mas, então, porque essa movimentação toda acerca do assunto? A verdadeira crise é de gerenciamento desse bem mineral.

As relações da água com a economia diferem de país para país, dependendo de: condições climáticas, disponibilidade, acessibilidade e qualidade dos recursos hídricos, além das condições de desenvolvimento econômico e social de cada nação.

No Brasil, o crescimento desordenado das regiões metropolitanas vem ocasionando uma aceleração dos processos de degradação dos recursos ambientais, principalmente da água. E as políticas desenvolvidas pelos poderes públicos constituídos não têm contemplado a utilização eficiente da água.

Mas como convencer o povo amazônida a poupar água, se toda tarde ele vê o céu acinzentar com a anuncio da chuva? É bem verdade que estamos em situação privilegiada no quesito água, porém a relação quantidade e qualidade nem sempre é direta.

Fonte : Beira Rio - Jornal da Universidade Federal do Pará.

Admin
Admin
Admin

Mensagens : 294
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 65
Localização : S.Paulo - BR

https://hereditarios.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos