Hereditários
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistema de arrefecimento do veículo

Ir para baixo

Sistema de arrefecimento do veículo Empty Sistema de arrefecimento do veículo

Mensagem  Admin Qui Jun 16, 2016 2:45 pm

Sistema de arrefecimento do veículo A10010

Cuidado com a água que você utiliza para limpar o radiador do carro. O líquido extraído do poço ou salinizado pode oxidar o motor, danificar gaxetas, retentores e bomba d’água. O chefe de oficina da Italiana, concessionária Fiat, Fábio Rogério do Nascimento, diz que o ideal é usar água potável no radiador.

Importante também é utilizar o aditivo. O recomendado é a base de etilenoglicol – um líquido que suporta altas e baixas temperaturas sem ferver ou congelar. “A proporção da mistura pode ser de um litro de água para um litro de aditivo”, diz Rogério. O aditivo aumenta o ponto de ebulição e melhora a refrigeração.

“O prazo de troca do aditivo deve obedecer as recomendações de cada fabricante, descrita no manual do proprietário”, lembra o técnico.

O sistema de arrefecimento – composto por radiador, bomba d’água, mangueiras, reservatório de expansão e válvulas – também requer a periodicidade de manutenção.

De acordo com Fábio Rogério, a verificação é indicada nas revisões. Os resíduos acumulados no sistema podem levar ao superaquecimento do motor, causar desgaste anormal de componentes, aumentar o consumo de combustível e danificar o sistema elétrico de arrefecimento.

A limpeza doméstica não é a mais recomendada, fala o chefe de oficina da Italiana. “Ela não consegue atingir as partes internas do motor expulsando a água suja e as impurezas acumuladas”, justifica ele.

O melhor meio é levar o carro para uma oficina que disponha do equipamento adequado para a limpeza do radiador. “A máquina tem mangueiras que são acopladas na entrada e saída d’água. Ela bombeia a água limpa, arrastando as impurezas. O trabalho termina quando o líquido eliminado do sistema de arrefecimento estiver sem resíduo”, ressalta Fábio Rogério.

Há casos em que a só limpeza não resolve. Quando a oxidação compromete o funcionamento da peça, o correto é fazer substituição por outra.

DICAS IMPORTANTES: Apesar da recomendação para que a limpeza seja feita na oficina, o dono de automóvel deve ficar atento à manutenção do sistema de arrefecimento. O proprietário deve verificar o nível do líquido do radiador semanalmente. Se estiver baixo, complete com água limpa. Caso você perceba que o volume diminui com maior freqüência, é sinal de que existe defeito.

O indicador de temperatura também deve ser observado. Se o ponteiro passar da faixa vermelha, pare o carro e espere ele esfriar.

Nunca coloque água no radiador quente. O choque térmico procova danos ao motor, além do mais, ao misturar o líquido frio com o quente , a pressão vai jogá-lo para fora, podendo provocar um acidente.

(fonte: Centro automotivo RMS )

=====================================================================

Vídeo aula do Professsor Messi Maram



=====================================================================

Aqueles carros que ficam parados na estrada, complicando o trânsito, com o capô aberto e um monte de fumaça saindo dele, está com problema no sistema de arrefecimento. Uma das maiores causas de parada de veículos e um dos problemas mais baratos e fáceis de se resolver com uma simples revisão no seu mecânico de confiança antes de viajar.

O sistema de arrefecimento é responsável pela temperatura de funcionamento do motor. É através de alguns componentes que o motor se mantém de forma ideal, rodando sem maiores problemas.

O que deve ser verificado em uma revisão do sistema de arrefecimento:

Sistema de arrefecimento do veículo Carros767

1) Líquido de arrefecimento: é o que circula pelo sistema, mantendo através da troca de calor, a temperatura ideal de funcionamento no motor;

2) Radiador: responsável pelo resfriamento do líquido de arrefecimento que circula pelo bloco do motor, mantendo a temperatura correta.

3) Válvula termostática: é o que controla a temperatura do líquido de arrefecimento. Quando o motor atinge a temperatura ideal, a válvula se abre e o líquido vai ao radiador para se resfriar e fecha quando o este se resfria, mantendo o motor funcionando corretamente.

4) Bomba d´água: responsável pela pressão que faz o líquido circular pelo sistema do motor, passando pela válvula termostática e retornando ao radiador;

5) Reservatório de expansão: é onde o líquido de arrefecimento fica armazenado. Deve ser verificado a cada 30 mil km e reabastecido adequadamente sempre que a marca estiver abaixo do nível indicado ou conforme recomendado no manual de proprietário do veículo.

6) Mangueiras: responsáveis pela circulação do liquido. Devem ser verificadas a procura de ranhuras ou rachaduras que ocasionam vazamentos e a consequente perda do correto funcionamento do sistema.

7) Sensor de Temperatura: envia um sinal eletrônico da temperatura do motor ao painel ou ao computador do veículo.

8 ) Interruptor Térmico: é o que aciona a ventoinha localizada junto ao radiador para resfriar o líquido dentro do radiador quando o veiculo está em congestionamentos.

Para maiores informações sobre o diagnóstico e manutenção de todo o sistema de arrefecimento, vejam o vídeo no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=CEGz22TamlM

Na manutenção preventiva, o que mais deve-se cuidar é do líquido de arrefecimento. Um veículo sem o correto funcionamento do sistema de arrefecimento poderá “ferver” e consequentemente, o motor irá parar.

(Fonte: Super Top Motor )
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 294
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 65
Localização : S.Paulo - BR

https://hereditarios.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos