Hereditários
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Queimada - (será que alguma coisa mudou?)

Ir para baixo

Queimada - (será que alguma coisa mudou?)  Empty Queimada - (será que alguma coisa mudou?)

Mensagem  Admin Qui Jun 12, 2014 10:03 pm

Queimada! (em inglês Burn!) é um filme italiano de 1969 do gênero aventura histórica mas com um estilo que o deixa aquém do rigor factual e o aproxima da crítica política. O filme é dirigido por Gillo Pontecorvo, também diretor de A Batalha de Argel. Rodado em inglês, foi lançado com dublagem em português.

A ação decorre num ilha ficcional nas Caraíbas, que pertenceria a Portugal. O enredo é baseado, parcialmente, na história do Haiti. O guião original referia-se a uma ilha espanhola, e isso pode ser comprovado pelo fato de grande parte dos personagens manterem os seus nomes espanhóis, como José Dolores em vez do correto José das Dores. Assim sendo, o filme pode ser apontado como um exemplo de estereotipização étnica e linguística relativamente a Portugal.

Existiu na vida real um soldado estadunidense chamado William Walker, que no período de 1856-1857 chegou a ser presidente da Nicarágua (financiado pelo magnata Cornelius Vanderbilt).

Devido as ligações político ideológicas do diretor(com o comunismo)o filme Queimada é um retrato bastante claro de como é possivel produzir um "líder popular nato" e conduzir seus intimos impulsos para o bem comum do povo na direção dos interesses de um poder estrangeiro qualquer. A técnica básica é desenvolvida com perguntas(do agente, Walker) e respostas(do escolhido, José Dolores). Esta técnica é bem conhecida da filosofia Socrática e é chamada de "Maiêutica". Basicamente ela é fundamentada em diálogos despretenciosos, de Walker, mas instigantes no sentido de produzir ao escolhido, José Dolores, emoções e impulsos de iniciativa, em geral revolucionária. O filme Queimada é em seu todo um manual audio visual de como é feita uma doutrinação ideológica(útil a qualquer tendência) e demonstra o que se pode obter em termos de condução de massas populares na direção de interesses estrangeiros numa nação pobre com povo inculto. Embora o filme tenha sido ambientado no século XIX ele se encaixa completamente no contexto da Guerra Fria do século XX.

Sinopse[editar | editar código-fonte]
Marlon Brando interpreta o agente inglês Walker, enviado ao Novo Mundo para pregar a revolução nas colônias da Espanha e Portugal, oferecendo aos nativos e escravos o apoio financeiro da Inglaterra. Ele vai para a Ilha de Queimada, um importante produtor de cana-de-açúcar, onde ocorre uma tentativa de rebelião dos escravos negros. Seu intuito é contatar o líder e oferecer o apoio inglês. Mas chega tarde, quando o referido líder já havia sido preso e executado. Mas, ao desembarcar no porto, ele havia conhecido um jovem negro chamado José Dolores. Um educado carregador de malas no porto. Walker reconhece nele qualidades potenciais de um lider que poderia substituir o falecido. Resolve ficar e passa a incutir as idéias libertárias(através da Maiêutica Socrática) no inocente, inculto, mas destemido José Dolores, até que, juntos, conseguem organizar uma grande rebelião. A rebelião é vitoriosa mas a falta de cultura de José Dolores, agora no poder, conduz a paralisação da máquina administrativa e econômica da ilha. Então Walker e as classes dominantes derrubam José Dolores numa outra revolução. Ele morre mas desta vez o novo mandatário é satisfatório aos interesses que Walker representa. Missão cumprida! Mas restou a dolorosa perda e senso de culpa pelo destino trágico do humilde amigo de revolução, José Dolores. Anos depois ele retorna para depor quem esta no poder pois o momento econômico exige um novo quadro político na região. Novamente, ao desembarcar no porto, Walker ouve um rapaz com vóz parecida com a de José Dolores humildemente se propor a carregar suas malas. A lembrança do antigo José Dolores lhe faz voltar alegremente ao passado e ele se distrai. Desta vez não é um educado e simples carregador de malas mas um ladrão que esfaqueia motalmente Walker.

Elenco

Marlon Brando como Sir William Walker
Evaristo Márquez como Jose Dolores
Norman Hill como Shelton
Renato Salvatori como Teddy Sanchez
Dana Ghia como Francesca
Joseph P. Pessaud como Juanito

Fonte: Wikipedia

Admin
Admin
Admin

Mensagens : 294
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 65
Localização : S.Paulo - BR

https://hereditarios.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos