Violino passo-a-passo
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Violino passo-a-passo
Dos tempos que trabalhava na Glarurit, ele guardara umas pranchas de pinho de Riga, que viera como embalagem de uma importação da Alemanha.
Primeiro ele dividiu a prancha ao meio, pela espessura para fazer o bojo e o tampo da mesma projeção de peça. Depois pacientemente, cavou a concavidade das partes internas das duas peças, e depois a convexidade das partes externas. Aproveitou a largura da prancha original, para cortar transversalmente finas tiras com veios que possibilitaram dobrar a madeira com pouco esforço, pois não tinha instrumento de calor para dobrar a madeira de forma usual. Fez o braço e esculpiu as volutas, os canais onde as cravelhas enrolam as cordas, envernizou o instrumento e tocou, mostrando mais uma vez a sua habilidade manual. As únicas peças que ele não construiu foram as cravelhas e o esticador de cordas, que devido a ausência de ferramentas mais específicas, ele achou melhor compra-las pronta.
E foram também os inúmeros violões, cavaquinhos, bandolins que ele restaurou para seus amigos a preços módicos, pois se fosse cobrar o justo, o preço seria maior que um instrumento novo, pois muitos eram de pouca qualidade. Trabalhava por prazer de ver suas mãos produzirem coisas que sabia que poucos faziam. Um excelente profissional. Em homenagem a ele, fiz este tópico cujo documento não tinha em mãos na época. Quem se habilitar terá aqui muito mais informações que ele teve para construir um. Tem uma passagem curiosa sobre vinho, acontecida quando visitamos o padrinho de casamento dele, mas isso é assunto para outro tópico.
O documento anexo dá uma boa base para quem quiser iniciar-se na arte da luthieria.
- Anexos
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