Hereditários
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Violino passo-a-passo

Ir para baixo

Violino passo-a-passo  Empty Violino passo-a-passo

Mensagem  Admin Sáb Jun 22, 2013 11:58 pm

Violino passo-a-passo  BigPhoto_2     
Certa vez ofereci ao dono do salão onde estava instalada a minha marcenaria, o banco e algumas ferramentas para que ele realizasse seu desejo de construir um violino que já durava uns cinco anos. Antonio Chagas era ex-chefe de manutenção da antiga Glasurit (fabricante das tintas Suvinil). Era ele quem desenhava aquelas araras nos carros da empresa. Muito habilidoso com a madeira, com o couro (sapateiro foi sua primeira profissão, que aprendera com o cunhado) e ultimamente com o ferro. Arranhava com o violão, com o acordeão,  mas tocava bem seu violino, que aprendera na igreja que frequentava (congregassionista) e que agora ensinava aos seus alunos.
 
Violino passo-a-passo  Glasurit-logo-568FC8CA74-seeklogo.com

Dos tempos que trabalhava na Glarurit, ele guardara umas pranchas de pinho de Riga, que viera como embalagem de uma importação da Alemanha.
Primeiro ele dividiu a prancha ao meio, pela espessura para fazer o bojo e o tampo da mesma projeção de peça. Depois pacientemente, cavou a concavidade das partes internas das duas peças, e depois a convexidade das partes externas. Aproveitou a largura da prancha original, para cortar transversalmente  finas tiras com veios que possibilitaram dobrar a madeira com pouco esforço, pois não tinha instrumento de calor para dobrar a madeira de forma usual. Fez o braço e esculpiu as volutas, os canais onde as cravelhas enrolam as cordas, envernizou o instrumento e tocou, mostrando mais uma vez a sua habilidade manual. As únicas peças que ele não construiu foram as cravelhas e o esticador de cordas, que devido a ausência de ferramentas mais específicas, ele achou melhor compra-las pronta.


Violino passo-a-passo  Hqdefault

E foram também os  inúmeros violões, cavaquinhos, bandolins que ele restaurou para seus amigos a preços módicos, pois se fosse cobrar o justo, o preço seria maior que um instrumento novo, pois muitos eram de pouca qualidade. Trabalhava por prazer de ver suas mãos produzirem coisas que sabia que poucos faziam. Um excelente profissional. Em homenagem a ele, fiz este tópico cujo documento não tinha em mãos na época. Quem se habilitar terá aqui muito mais informações que ele teve para construir um.  Tem uma passagem curiosa sobre vinho, acontecida quando visitamos o padrinho de casamento dele, mas isso é assunto para outro tópico.   


O documento anexo dá uma boa base para quem quiser iniciar-se na arte da luthieria. 
Anexos
Violino passo-a-passo  Attachment
LUTHIER Making a Violin how to make a violin luthier.pdf Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(1.8 Mb) Baixado 37 vez(es)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 294
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/02/2013
Idade : 65
Localização : S.Paulo - BR

https://hereditarios.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos